~ Evoluções ~
A Evolução Pokémon é um processo de metamorfose que pode ocorrer uma, ou até mais vezes na vida de um Pokémon. Neste processo ele muda, as vezes drasticamente, se transformando em uma nova e mais poderosa Espécie. Com a evolução as mudanças não ocorrem só fisicamente, os Pokémon ficam mais poderosos, seus Atributos Base sobem, além de que poderão aprender ataques novos que antes eram inacessíveis. Em alguns casos, o Pokémon pode ganhar um novo tipo, acrescentando ou mudando o seu próprio, embora caso ele possua dois tipos, pelo menos um dos tipos será preservado.
Etapas EvolutivasOs Pokémon são divididos em quatro classes respectivamente, essas são: Pokémon Bebê; Pokémon Básico; Primeira Evolução/Estágio I e Segunda Evolução/Estágio II.
Bebês: Pokémon bebê são normalmente aqueles que evoluem através da Felicidade e/ou sob outras circunstâncias (como o Tyrogue, que nos jogos evolui para Hitmonchan, Hitmonlee ou Hitmontop de acordo com seu Ataque e Defesa; ou o Mantyke, que só evolui se tiver um Remoraid na sua Party).
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Pokémon Básico: Um Pokémon Básico é um Pokémon que não evoluiu e que também não é uma evolução.
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Primeira Evolução/Estágio I: Um Pokémon de Estágio I é a evolução de um Pokémon Básico ou Bebê. Ele pode ou não evoluir.
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Segunda Evolução/Estágio II: Um Pokémon de Estágio II é a evolução de um Pokémon Estágio I. Ele é a forma final de um Pokémon e não evolui.
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OBS: Existem também aqueles Pokémons sem cadeia evolutiva, ou seja, não evoluem e também não possuem pré-evolução. Todos eles são considerados Pokémons Básicos.
Metodos de EvoluçãoPara um Pokémon evoluir existem certas metas a serem cumpridas, e isso varia de espécime para espécime; a maioria deles evoluem quando atingem um certo nível; outros precisam de itens para que a metamorfose ocorra; uns necessitam que ocorra o aprendizado de um certo golpe em um certo nível; e por ai vai...
A maioria das evoluções ocorre de modo simples, mas é grande também a parte que necessita de algo a mais. Veja os principais tipos de evolução e mais:
Por nível: O Pokémon deve adquirir experiência para conseguir alcançar o nível de sua evolução.
Por pedra evolutiva: O Pokémon tem de entrar em contato com uma pedra evolucionária para evoluir.
Por felicidade: O Pokémon tem que estar muito feliz para evoluir.
Por sexo e pedra: O Pokémon deve ser um de determinado sexo e entrar em contato com uma determinada pedra evolutiva.
Por nível, item e horário: O pokémon deve estar segurando determinado item, em uma determinada hora do dia/noite e estando em seu nível de evolução.
Por aprendizagem de golpes: O pokémon tem de aprender um certo golpe para evoluir.
Por nível e horário: O pokémon deve passar de nível estando em uma certa hora do dia/noite.
Outros casos evolutivos:-Slowpoke que pode evoluir para Slowbro se um Shelder morder a sua cauda.
-Eevee só evolui para Sylveon se tiver aprendido um golpe do tipo Fairy, ele também tem que estar com a felicidade completa.
-Mantyke evolui para Mantine sendo necessário que o treinador tenha um Remoraid no time, tendo isso, só basta upar um nível.
-Combee só evolui para Vespiquen se estive no nível 21 e for fêmea. Combee's machos não evoluem.
-Nincada evolui para Ninjask no nível 20, se quando ele evoluir você tiver uma PokéBall vazia e ainda por cima um espaço vago na equipe um Shedinja irá aparecer na equipe.
-Burmy evolui no nível 20. O Burmy macho evolui para Mothim, já a fêmea evolui Wormadam. Quando Burmy, o seu manto não é fixo, mas quando evolui para Wormadam, seu manto fixa e se desenvolve como pele.
Manto de Planta (Batalhar em Campinas ou Floresta) - Inseto/Planta Wormadam.
Manto de Areia (Batalhar em Cavernas ou Litoral) - Inseto/Terra Wormadam.
Manto de Lixo (Batalhar em um bioma Urbano) - Inseto/Metal Wormadam.
-Tyrogue evolui no nível 20, dependendo dos seus Status. Hitmonlee se Attack > Defense, Hitmonchan se Attack < Defense, Hitmontop se Attack = Defense, no RPG o seu treinador escolherá.
-Wurmple evolui no nível 7 para Cascoon ou Silcoon, mas isso depende de sua felicidade. 1~50% e 51~100% respectivamente.
~ Happiness (Felicidade) ~
Felicidade ou amizade é uma mecânica presente nos jogos, que também foi adaptada ao fórum e serve para medir (indo de 0 à 100%) os vínculos de um treinador e seu Pokémon. Uma felicidade maior reflete na personalidade do Pokémon Ingame também, mas suas principais utilizações são para o uso em alguns golpes que que baseiam-se no nível de felicidade e também para a evolução, já que alguns Pokémons evoluem apenas quando atingem o 100% de felicidade. Aqui no fórum, todos os Pokémons capturados iniciam com a porcentagem de felicidade em 0%.
Aumentando e Diminuindo a FelicidadeAssim como a felicidade aumenta, ela também diminui, isto depende de certos aspectos, itens equipados, berries, etc. Vejamos abaixo as condições que aumentam ou diminuem a felicidade do Pokémon:
Evento | Mudança |
Ganhando um Level | +5% |
Usando um item (Consumível) | +3% |
Desafiando um líder de ginásio ou participando de Concurso | +5% |
Depositando no PC | -3% |
Ficar Fora de Combate | -5% |
Existem também alguns itens que podem ajudar a aumentar a felicidade ganha por um Pokémon. São eles:
Soothe Bell: Item exclusivo da classe Criador que quando um Pokémon o segura recebe 50% a mais de felicidade ao atingir qualquer um dos requisitos da tabela acima.
Pokébola Amiga: Um Pokémon capturado por ela já inicia com 20% de Felicidade.