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Selo Original
[Jogabilidade] Sistema de Batalha Mp9dPiQ

 

 [Jogabilidade] Sistema de Batalha

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[Jogabilidade] Sistema de Batalha Empty
MensagemAssunto: [Jogabilidade] Sistema de Batalha   [Jogabilidade] Sistema de Batalha EmptyTer Fev 21, 2023 11:26 am

[Jogabilidade] Sistema de Batalha Mp9dPiQ

Sistema de Batalha

Como bem informa no tópico de Sistema de Narração, o sistema de batalhas é algo simples em termos de narração, porém, ele possui algumas regras e limitações que devem ser atentadas.

Existem dois tipos de batalhas: Contra Pokémons Selvagens/NPCs e contra Players e elas se diferem um pouquinho uma da outra em termos de regras, porém, não de narração.

Em todos os casos, lembre-se:

-Você pode utilizar apenas 2 (dois) ataques por post, mas pode ordenar que seu Pokémon faça quantas movimentações que não configurem um Move que desejar. Ataques que possuem tempo de carga ou tempo de descanso utilizam de uma só vez esses dois ataques possíveis.
-Se você utilizar algum item consumível durante a batalha, ele tomará o espaço de um ataque. Então se você utiliza uma poção naquele turno poderá realizar apenas um ataque. Se utilizar duas poções não poderá usar ataques. Não se pode utilizar mais de dois itens em um post também.
-Nesse tipo de batalha a ação do adversário, seja Pokémon Selvagem ou NPC será sempre por conta da interpretação e criatividade do Narrador.
-Nas batalhas contra Selvagens você sempre tem a opção de fugir (exceto casos especiais onde o Pokémon possua uma habilidade que impeça isso) e sempre que tentar capturá-lo ele tentará fugir. Contra NPCs se a batalha já se iniciou não haverá como cancelar ela, porém, pode-se tentar recusar antes disso, dai dependerá do seu Narrador a interpretação do NPC aceitando a recusa ou não.
-Qualquer evento como precisão de um golpe, chance de captura (se tentar capturar), chance de fuga e coisas do tipo que exigir uma rolagem de dados, utilize o comando:
Código:
[rand]100[/rand]
Deve-se usar um rolamento para cada ação e deixar claro qual rolamento é para cada ação.

- Batalha Contra Selvagem:

Lembram-se do exemplo do Post de Jogabilidade do  Sistema de Narração? Continuaremos utilizando ele para esta lição.

Suponhamos que ao final dele, o jovem Ash Ketchum se encontrava na Rota 01 onde um Rattata (ele não tinha conhecimento ainda de que era este Pokémon) corria em sua direção carregando uma bolsa que ele furtou de um treinador que corria logo atrás dele e gritava pela ajuda de Ash. Vamos supor que o Ash fez o seguinte post em sua aventura:

Narrado escreveu:
Logo após finalizar minha apresentação ao Charmander e andar um pouco pela rota que tinha a frente, notei que algo vinha em minha direção. Não sabia ao certo o que era, mas alguém parecia muito interessado naquilo já que corria atrás dele gritando por ajuda, alegando que era um ladrão, o que me deixava bastante apreensivo.

''Ah, espera, já sei! Hora de testar isso...'' Pensava, lembrando que talvez aquele possível ladrão fosse nada mais nada menos do que algum Pokémon e esta seria uma oportunidade perfeita para experimentar a Pokédex que o Professor Carvalho tinha me dado.

Pegaria o item em questão e apontaria bem para o que quer que fosse aquilo, esperando que a Pokédex me desse a confirmação que precisava. Se este fosse realmente um Pokémon Selvagem, era uma ótima oportunidade para ver o que o meu Charmander era capaz e por isso não perderia tempo em gritar para o maldito ladrãozinho. -Ei! Pare agora mesmo! Charmander eu escolho você!

Você previamente já sabia que era um Rattata, mas o seu personagem não sabia e por isso ele agiu corretamente em tentar utilizar a Pokédex para ter a confirmação. Na área dos narradores há um tópico com os códigos contendo as informações de cada um dos Pokémons e sempre que você utilizar a Pokédex em algum selvagem, ele irá inseri-la em seu post. Além disso, o jovem Ash Ketchum desafiou o Pokémon Selvagem para a batalha. Como neste caso o jovem apenas desafiou verbalmente o Rattata, a liberdade de decidir se ele aceitaria ou não batalhar é totalmente do Narrador, porém, se por exemplo você já mandasse com que o Charmander atacasse o ratinho selvagem, ai seria uma luta forçada.

Neste caso, suponhamos que seu Narrador tenha decidido que o Rattata aceitaria batalhar com você, o que fazer?

Bom, você vai basicamente narrar normalmente o seu post como aprendeu no Sistema de Narração e seu narrador fará o dele dizendo que a batalha começaria. Ele então irá inserir mais um código que deixará mais claro e resumirá as informações importantes para que você saiba o que está acontecendo na batalha. Veja o exemplo abaixo de um post que seu Narrador faria:

Narrador escreveu:
Percebendo que aquele dito ladrãozinho poderia ser um Pokémon Selvagem, Ash Ketchum não perdia tempo em sacar a sua Pokédex e apontar para o pontinho roxo que conseguia notar e eis que a Dex acendia e no seu display apresentava algumas informações ao treinador, enquanto uma voz saindo dela anunciava algumas informações, revelando que tratava-se se um Rattata.

Citação :
[Jogabilidade] Sistema de Batalha 019
Nº 19 - Rattata
Rattata é cauteloso ao extremo. Mesmo enquanto ele está dormindo, ele escuta constantemente movendo suas orelhas ao redor. Não é exigente sobre onde ele vive-ele vai fazer seu ninho em qualquer lugar.
Tipo: Normal
Altura: 0,3m
Peso: 3,5kg
Evolui: Raticate (20)

Tendo a confirmação de que aquele era realmente um Pokémon Selvagem, o jovem animava-se ainda mais e via ali uma ótima oportunidade de ver pela primeira vez o seu Charmander em ação. -Charmander eu escolho você! Gritava o garoto que via quase que instantaneamente o Rattata parar e ficar encarando o lagarto de fogo.



Hora da Batalha
Campo: Local cercado por arvores e arbustos, varias pedras pelo campo, céu aberto e ensolarado com um tempo não muito quente e uma brisa leve vinda do sul.
[Jogabilidade] Sistema de Batalha Charmander
Vs.
[Jogabilidade] Sistema de Batalha Rattata
Charmander (M)
Trait: Blaze
Lv. 05
100%
Status: Normal
Rattata (?)
Trait: ?????
Lv. 04
100%
Status: Normal


Sexo de Ratatta:
50% Macho / 50% Fêmea
Quantidade aleatória (1,100) :
73

Pronto! Agora está oficialmente declarada a batalha e então é a vez do narrado (no caso você) postar.

Sabendo disso, veja o que o Ash Ketchum postou:

Narrado escreveu:
Então aquele era realmente um Pokémon, o que me animava bastante. Charmander estava pronto para a batalha e eu mal podia esperar para ver o poder dele. -Charmander, comece correndo em direção a ele fazendo movimentos de ziguezague para tentar confundi-lo. Dizia a meu Pokémon, esperando alguns segundos para dar as novas ordens. -Agora quero que salte de uma vez na direção dele e utilize o Scratch e logo em seguida tente se afastar e esquivar-se caso ele busque um ataque. Assim que você fizer isso, tente logo em seguida acertá-lo com outro Scratch e então afaste-se dele cerca de 3 metros para não correr muitos riscos! Finalizava minhas ordens, aguardando ansiosamente para ver o que aquela batalha nos reservava.

O jovem Ash parece promissor,  respeitou as regras utilizando os dois ataques a que tem direito e ao mesmo tempo preocupou-se com a estratégia envolvendo movimentos que não são necessariamente Moves, tentando utilizar uma corrida em ziguezague para aumentar suas chances de esquiva e pedindo que seu Pokémon se afastasse logo após o primeiro ataque, a espera de talvez um contra ataque do Rattata, para só então atacar novamente com um pouco mais de segurança.

Vejamos como seria uma narração bacana desta luta:

Narrador escreveu:
A batalha se iniciava com ambos os Pokémons correndo na direção um do outro. Charmander, no entanto, seguindo as ordens de seu treinador, corria fazendo movimentos em ziguezague o que acabava deixando o pobre Rattata um pouco confuso ao ponto de rapidamente ser surpreendido por um salto e uso do ataque Scratch por parte do Pokémon de fogo. Logo em seguida o ratinho tentava um Quick Attack, mas não acertava nada já que o Pokémon de Ash já havia se afastado e vendo uma nova brecha para atacar, retornava utilizando outro Scratch mais uma vez pegando em cheio no Rattata, que desta vez não perdia tempo e mandava outro Quick Attack logo em seguida, arremessando Charmander alguns metros para trás. -Ra...Ra-ta-ta!



Hora da Batalha
Campo: Local cercado por arvores e arbustos, varias pedras pelo campo, céu aberto e ensolarado com um tempo não muito quente e uma brisa leve vinda do sul.
[Jogabilidade] Sistema de Batalha Charmander
Vs.
[Jogabilidade] Sistema de Batalha Rattata
Charmander (M)
Trait: Blaze
Lv. 05
60%
Status: Normal
Rattata (F)
Trait: ?????
Lv. 04
10%
Status: Normal


Vale lembrar que os números representados aqui são apenas ilustrativos. Ao calcular o HP restante dos Pokémon, você deve levar em consideração os valores e cálculos informados nas regras para este tipo de batalha.

Perceba que o Trait (Habilidade) do pokémon selvagem, está indefinido durante a batalha. Apenas no caso de uma captura bem sucedida um Administrador irá rolar randomicamente essa característica ao adicionar o novo Pokémon na ficha do jogador. Até lá, enquanto em seu estado selvagem, o Pokémon não fará uso ou apresentará qualquer manifestação de Trait (Habilidade).

- Batalha Entre Dois Jogadores

Em uma batalha entre dois treinadores, apesar de o estilo de narração ser basicamente o mesmo de narrar uma batalha como a do Ash e o Rattata, agora haverá mais detalhes envolvidos, por isso é bom sempre estar em dia com os números.

O primeiro passo é saber os atributos de cada um dos Pokémon envolvidos, cujos você pode encontrar no Tópico de Atributos. É importante relembrar que estes atributos são os base de cada Pokémon, a medida que ele progride ganhando leveis, esse valor será modificado. Em nossa CALCULADORA você pode ver esses valores, já que ela realiza o trabalho de calcular exatamente quais os atributos do Pokémon naquele nível.

Para exemplificar melhor esta Lição, vamos supor que seja uma batalha entre dois jogadores, onde o Jogador Red utiliza um Charizard level 40 e o jogador Blue utiliza um Blastoise level 40 também. Neste caso, teríamos os seguintes atributos:

Charizard
HP: 112
ATK: 72
DEF: 67
SP.ATK: 92
SP.DEF: 73
SPD: 85
Base: 78/84/78/109/85/100

Blastoise
HP: 113
ATK: 71
DEF: 85
SP.ATK: 73
SP.DEF: 89
SPD: 67
Base: 79/83/100/85/105/78



Hora da Batalha
Campo: Local cercado por arvores e arbustos, varias pedras pelo campo, céu aberto e ensolarado com um tempo não muito quente e uma brisa leve vinda do sul.
[Jogabilidade] Sistema de Batalha Charizard
Vs.
[Jogabilidade] Sistema de Batalha Blastoise
Charizard (M)
Trait: Blaze
Lv. 40
112/112
Status: Normal
Blastoise (F)
Trait: Torrent
Lv. 40
113/113
Status: Normal


Foi iniciada a batalha e agora é a vez de cada um dos jogadores fazer o seu post com suas ordens e estratégias para seus Pokémons. Neste tipo de batalha você não faz o seu post publicamente. Para preservar as estratégias de cada um, o seu post é enviado por MP diretamente para o narrador da batalha em questão, a não ser, claro, que vocês concordem que não é necessário, porém em eventos oficiais sempre será enviado por MP. Sempre vai haver também um prazo máximo pré estabelecido para o envio do post e portanto devem ficar atentos a isso. Quando o Narrador fizer o seu post, ele deixará o Print com ambos os posts enviados a ele para mostrar o que cada um tentou.

Vejamos o exemplo dos posts do Red e Blue:

Red escreveu:
O adversário não parecia estar para brincadeira, pois vendo que meu Pokémon escolhido era um Charizard, não hesitou em utilizar um Blastoise, tendo vantagem de tipo sobre mim. -Calma amigão, não se preocupe, ganharemos isso mesmo em desvantagem! Diria, tentando passar um pouco da minha confiança ao meu amigo.

Observava atentamente o campo de batalha, tentava encontrar algo que pudesse ser utilizado como vantagem, mas não o percebia de imediato e sendo assim, por hora as coisas precisariam ser resolvidas na força bruta. -Charizard, quero que avance rapidamente na direção dele, levantando voo e tentando chegar o mais rapidamente possível próximo dele e inicie com um Air Slash, buscando atirar na direção da barriga dele, uma região maior e que talvez seja mais difícil para ele conseguir uma evasiva! Naquele momento observaria bem como se saia o meu amigo e assim que o movimento fosse executado, não perderia tempo em dar as novas ordens. -Muito bem amigão! Agora tente rapidamente sair de seu alcance afastando-se em direção ao céu e logo após o ataque dele, desça com velocidade e utilize isso como impulso para ter mais chances de acertá-lo com um poderoso Wing Attack!

Air Slash
Quantidade aleatória (1,100) :
15

Blue escreveu:
Vendo que a vantagem de tipos estava do meu lado, começava a me animar e pensava que esta seria mais uma batalha ganha. Meu Blastoise era poderoso, jamais perderia para um fracote como aquele Charizard. -Ei Blastoise, vamos acabar logo com isso! Tente se aproximar dele ou esperar que ele se aproxime de você e assim que isso ocorrer, mire bem e dispare um poderoso Water Pulse em sua direção. Logo em seguida se esconda em seu casco para se proteger do próximo ataque utilizando o Protect! Vamos ver do que esta lagartixa é capaz!

Confusão do Water Pulse
Quantidade aleatória (1,100) :
72

Agora vamos as considerações:

Primeiramente é preciso saber qual Pokémon é mais rápido, pois este é sempre quem vai atacar primeiro. Um Pokémon não pode utilizar dois ataques seguidos (exceto em ocasiões onde o jogador adversário não utiliza ataques) e portanto a ordem é Charizard>Blastoise>Charizard>Blastoise. Em seguida, você deve conhecer o que cada ataque faz e também se algum deles falhou devido a accuracy não ser 100%, como é o caso do Air Slash utilizado pelo Charizard de Red que tem 95% de precisão. Neste caso por sorte o golpe não falhou. Lembre-se que mesmo tendo 100% de Accuracy, não significa que o golpe vai acertar, pois entra ai a questão da narração também. Não adianta nada eu mirar um ataque na direita e o adversário ordenar que seu Pokémon corra para o lado oposto, que dependendo do ataque dificilmente vai acertar. Em geral, os ataques vão ser aplicados no oponente, o que vai determinar o acerto do ataque é a precisão, mas, como citado, casos extremos de narração como o mencionado, ou onde algum dos jogadores mire o ataque no cenário e etc poderão fazer com que um golpe não acerte o oponente.

Analisando os posts dos jogadores, uma narração recomendável da batalha seria a seguinte:

Narrador escreveu:
Um verdadeiro duelo de titãs se iniciava diante de nossos olhos. Sem perder tempo, o Charizard levantava voo e avançava na direção de Blastoise, que parecia querer isso. O Pokémon de fogo, assim como ordenava seu treinador, rapidamente disparava o seu Air Slash que pegava em cheio a barriga de Blastoise, que sequer tentava se esquivar, porém, sem se deixar ser abalado pelo ataque, aproveitando a proximidade que Charizard tinha dele, disparava um poderoso Water Pulse no Pokémon, um golpe efetivo que certamente mexia com Charizard mas não o deixava Confuso.

O Pokémon de fogo apesar de tudo tentava se manter forte e continuava a seguir as instruções dadas por Red, voando o mais alto que conseguia e descendo com toda sua velocidade para atacar com o Wing Attack, porém, esperto, Blue havia pedido que Blastoise se protegesse dentro do seu casco com o Protect e quando finalmente era atingida, a grande tartaruga sequer sofria qualquer dano, protegendo-se com sucesso do ataque de Charizard. Agora os Pokémons se encaravam enquanto aguardavam novas ordens de seus treinadores.

Feito o post, está na hora de calcular os danos sofridos por cada um dos Pokémons. Temos as seguintes situações:

Charizard acertou um Air Slash no Blastoise e Blastoise um Water Pulse no Charizard.

Dano do Air Slash: Utilizará SP. ATK do Charizard vs SP.DEF do Blastoise. Poder base do Golpe de 50. Golpe do tipo Voador sem efetividade no Blastoise.
Dano do Water Pulse: Utilizará SP. ATK do Blastoise  vs SP.DEF do Charizard. Poder base do golpe de 60. Golpe do tipo Aquático com efetividade 2x no Charizard.

Como ambos os Pokémons possuem STAB (Same Type Attack Bonus) os valores do dano passam a ser de 1,5x.

Preenchendo a calculadora com as devidas informações, como Pokémon Atacante e Pokémon Defensor, Níveis dos Pokémons, Golpe Utilizado, Multiplicador de Efetividade e Se possuem STAB, a calculadora retornará automaticamente o valor de dano causado. Nesse caso temos as seguintes situações:

-Charizard causou 44 de Dano no Blastoise com o Air Slash;
-Blastoise causou 70 de Dano no Charizard com Water Pulse;

Logo, seu Post Final seria assim:

Narrador escreveu:
Um verdadeiro duelo de titãs se iniciava diante de nossos olhos. Sem perder tempo, o Charizard levantava voo e avançava na direção de Blastoise, que parecia querer isso. O Pokémon de fogo, assim como ordenava seu treinador, rapidamente disparava o seu Air Slash que pegava em cheio a barriga de Blastoise, que sequer tentava se esquivar, porém, sem se deixar ser abalado pelo ataque, aproveitando a proximidade que Charizard tinha dele, disparava um poderoso Water Pulse no Pokémon, um golpe efetivo que certamente mexia com Charizard mas não o deixava Confuso.

O Pokémon de fogo apesar de tudo tentava se manter forte e continuava a seguir as instruções dadas por Red, voando o mais alto que conseguia e descendo com toda sua velocidade para atacar com o Wing Attack, porém, esperto, Blue havia pedido que Blastoise se protegesse dentro do seu casco com o Protect e quando finalmente era atingida, a grande tartaruga sequer sofria qualquer dano, protegendo-se com sucesso do ataque de Charizard. Agora os Pokémons se encaravam enquanto aguardavam novas ordens de seus treinadores.



Hora da Batalha
Campo: Local cercado por arvores e arbustos, varias pedras pelo campo, céu aberto e ensolarado com um tempo não muito quente e uma brisa leve vinda do sul.
[Jogabilidade] Sistema de Batalha Charizard
Vs.
[Jogabilidade] Sistema de Batalha Blastoise
Charizard (M)
Trait: Blaze
Lv. 40
42/112
Status: Normal
Blastoise (F)
Trait: Torrent
Lv. 40
73/113
Status: Normal

Claro que estes não são os únicos fatores que irão influenciar em uma batalha. Haverá também as habilidades dos Pokémons, Cenário e outras coisas mais situacionais. Neste caso por exemplo, assim que os Pokémons estiverem com menos de 1/3 de seus HPs, suas habilidades se ativarão e deixarão os golpes de fogo/água mais fortes. O Golpe Air Slash tem uma chance de causar Flinch e portanto Red deveria ter colocado uma rolagem de dados para essa possibilidade em seu post. No mais, esteja sempre atento a tudo que possa influenciar numa batalha e sempre que estiver em dúvida, não hesite em perguntar para evitar erros.

- Batalha Entre Treinador e NPC Importante

A batalha entre um treinador e um NPC utiliza os mesmos sistemas de cálculos que que na batalha entre dois jogadores, porém, neste caso, é o narrador quem controla o NPC e definirá suas estratégias e etc. O NPC importante terá normalmente uma espécie de ficha, com informações sobre ele e seus Pokémons para que você e os narradores estejam cientes das características do mesmo.
Parabéns, se você chegou até aqui, você já deve estar capacitado o suficiente para narrar uma batalha incrível aqui no Pokémon Adventure RPG. Boa sorte!


Última edição por TheBoy em Qua Fev 22, 2023 12:52 am, editado 1 vez(es)
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