~ Pokébolas ~
Imagem | Nome | Descrição |
| Pokébola | Usada para capturar qualquer tipo de pokémon, não com muita garantia. Captura com mais facilidade pokémons de níveis baixos. |
| Super Pokébola | Usada para capturar qualquer tipo de pokémon, com um pouco de garantia. Captura com mais facilidade pokémons de níveis baixos e médios. |
| Ultra Pokébola | Usada para capturar qualquer tipo de pokémon, com um pouco mais de garantia. Captura com mais facilidade pokémons de níveis baixos, médios e altos; qualquer nível. |
| Master Pokébola | Usada para capturar qualquer tipo de pokémon, suas chances são de 100%, não tem como não capturar, basta atirá-la sobre o pokémon que ele será capturado. |
| Pokébola Veloz | Usada para capturar pokémons que fogem das batalhas ou que têm bastante velocidade. |
| Pokébola Isca | Usada para capturar pokémons pescados com mais facilidade. |
| Pokébola Peso | Usada para capturar pokémons pesados com mais facilidade. |
| Pokébola Amor | Usada para capturar pokémons do sexo oposto ao pokémon que você estiver usando na batalha, para quem sabe formar casais |
| Pokébola Nível | Usada para capturar pokémons com o nível inferior (abaixo) do pokémon que você estiver usando na batalha. |
| Pokébola Amiga | Usada para dar mais pontos de lealdade ao pokémon capturado, boa para capturar pokémons que evoluem por felicidade. |
| Pokébola Rede | Usada para capturar pokémons do tipo de água e do tipo de inseto com mais facilidade. |
| Pokébola Tempo | Quanto maior for o tempo da sua batalha (turnos), maiores serão as chances de capturar o pokémon. |
| Pokébola Repetição | Se você tiver o pokémon que está tentando capturar, suas chances aumentam. |
| Pokébola Ninho | Se o nível do pokémon que está tentando capturar for baixo, aumentam as chances de captura |
| Pokébola Luxo | Usada em ocasiões especiais, sem nenhum efeito de captura ou mudança (mesmo efeito que uma pokébola comum), geralmente é dada como prêmio em concursos. |
| Pokébola Prêmio | Usada em ocasiões especiais, sem nenhum efeito de captura ou mudança (mesmo efeito que uma pokébola comum). |
| Pokébola Submersa | Usada para capturar pokémons encontrados debaixo d’água ou submersos com mais facilidade. |
| Pokébola Cura | Funciona como uma pokébola comum, mas pode restaurar as energias perdidas na batalha, “curando” o pokémon capturado. |
| Pokébola Crepúsculo | Melhor para capturar pokémons à noite ou em áreas escuras (cavernas), aumentando as chances. |
| Pokébola Rápida | Funciona ao contrário da Pokébola Tempo, quanto menor for o tempo da sua batalha (turnos), maiores serão as chances de capturar o pokémon. |
| Pokébola Preciosa | Geralmente não pode ser adquirida, mas quando alguém ganha um pokémon de prêmio, o pokémon vem com essa pokébola, em termos de captura, funcionaria como uma Pokébola Luxo e Prêmio, ou seja, não tem nada demais, apenas uma aparência diferente. |
| Pokébola Safári | Usada para capturar qualquer pokémon que estiver dentro dos limites da Zona do Safári, tem a mesma eficiência de uma Super Pokébola. |
| Pokébola Parque | Usada para capturar pokémons do tipo inseto em concursos do Parque Nacional em Johto. |
| Pokébola Parque II | Ela pode recapturar qualquer pokémon que estiver dentro dos limites de um Pal Park, tendo a mesma eficiência de uma Master Pokébola (100% de chances). Porém, é dada apenas 6 dessas pokébolas a você. Tem a coloração de ouro, prata e cristal. |
| Pokébola Esporte | Usada para capturar pokémons do tipo inseto em concursos do Parque Nacional em Johto. São dadas 20 dessas pokébolas a você e se você capturar o melhor pokémon do Park, ganhará o concurso e terá direito de ficar com o pokémon capturado. Tem a mesma eficiência de uma Super Pokébola. |
| Pokébola Rocket | Atualmente é a pokébola que a Equipe Rocket fabrica para que seus capangas utilizem-na na captura de pokémons para o chefe. |
| Pokébola Sonho | Com ela treinadores podem capturar na Floresta Entree pokémons que viram no Mundo dos Sonhos (Dream World), com captura garantida (100% de chances). |
~ Sistema de Captura ~
A captura de um pokémon nada mais é que o ato de capturar um pokémon selvagem para que este siga suas ordens, e, para isso, no entanto, é necessário que você tenha em sua posse pokébolas vazias que devem ser lançadas contra o monstrinho que você deseja capturar, sendo que não é possível que isto ocorra em pokémons que já possuam um dono. A pokébola, ao ser lançada contra o alvo, dispara um laser vermelho que o minimiza e arrasta para dentro de si, dando inicio a uma pequena luta do pokémon contra o item para que este tente escapar. Caso consiga, o treinador deverá tentar outra vez utilizando um novo item, já que o anterior se quebra. Por isso, para tentar aumentar as chances de captura, o treinador deve antes batalhar e enfraquecer o pokémon que deseja capturar e também pode utilizar tipos diferentes de pokébolas que dependendo da ocasião também dão mais chances da captura ser bem sucedida. Efeitos negativos como queimando, congelado, dormindo, paralisado ou envenenado também aumentam as chances de captura.
No fórum, esta chance é medida através de porcentagem, que é calculada para saber se deu certo ou não através da rolagem de dados (Rand 100). O treinador saberá se conseguiu ou não dependendo do resultado que sair nesta rolagem, sendo que se o número sorteador estiver dentro da porcentagem que ele tinha, a captura é bem sucedida, enquanto que caso o número a sair esteja fora deste limite, é mal sucedida e o pokémon consegue escapar da pokébola. Caso ele saia, também é feita uma rolagem de dados para saber se o pokémon fugirá e caso este consiga fugir o treinador não mais poderá tentar capturá-lo.
~ Chances de Captura ~
A chance de captura é determinada por uma série de fatores, sendo elas:
Estado de Saúde do Pokémon, Nível do Pokémon, Efeitos no Pokémon, Raridade do Pokémon e Pokébola.Estado de Saúde do PokémonA quantidade de HP que um Pokémon possui é um dos principais fatores a influenciar na sua chance de captura, sendo que quanto menos HP ele possuir, maiores são as chances dele não conseguir escapar da Pokébola e ser capturado com sucesso. Os valores são medidos com base na porcentagem de HP que ele possui na hora do lançamento da bola em sua direção, sendo os seguintes cálculos:
1%~5% = +10% de Chance
6%~10% = +7% de Chance
11%~30% = +5% de Chance
31%~49% = +1% de Chance
50%~69% = -1% de Chance
70%~89% = -5% de Chance
90%~95% = -7% de Chance
96% ~ 100% = -10% de Chance
OBS: Valores quebrados arredonda-se para baixo, exceto em caso de um valor maior do que 0% e menor do que 1% que se considerará como 1%.Nível do PokémonO nível também interfere nas chances de captura de um pokémon, sendo que quanto mais baixo for o nível do mesmo, maiores as chances de uma captura bem sucedida. O Level dele, porém, não é considerado em todos os casos, já que algumas pokébolas funcionam de forma específica e acabam utilizando o Nível para aumentar ou diminuir as chances de capturar e portanto, quando se deparar com um caso assim, ignore os valores aqui descritos e considere apenas o cálculo da pokébola em questão.
Level 1 ~ 15 = +7% de Chance
Level 16 ~ 30 = +5% de Chance
Level 31 ~ 45 = +3% de Chance
Level 46 ~ 60 = 0% de Chance
Level 61 ~ 75 = -3% de Chance
Level 76 ~ 100 = -5% de Chance
Efeitos no PokémonQuando um pokémon estiver afetado por efeitos negativos, se torna mais difícil para que ele consiga fugir da pokébola. Veja os cálculos abaixo:
Dormindo = +3% de Chance
Paralisado = +2% de Chance
Congelado = +2% de Chance
Queimando = +1% de Chance
Envenenado = +1% de Chance
Raridade do PokémonQuanto mais raro um Pokémon, mais difícil é para capturá-lo. No fórum os Pokémons também são classificados em raridade, você pode encontrar esta classificação na Pokédex que temos nas regras. Vale lembrar que a classificação de raridade que usamos no fórum não é necessariamente idêntica a do anime ou dos jogos de Gameboy/Nintendo DS.
Pokémon Muito Comum = +2% de Chance
Pokémon Comum = +1% de Chance
Pokémon Normal = +0% de Chance
Pokémon Raro = -1% de Chance
Pokémon Muito Raro = -2% de Chance
Temos também as classificações especiais:
Pokémon Raríssimo = -20% de Chance
Pokémon Lendário = -40% de Chance
PokébolaExistem diversos tipos de Pokébola no mundo pokémon e cada uma dela possui suas particularidades e consequentemente chances diversificadas de captura bem sucedida para diferentes pokémons. Quais são elas você pode conferir na tabela no início deste tópico e abaixo você conhecerá as chances delas.
Pokébola: O Tipo mais básico deste itens para captura. É dele também que a maioria dos valores se originam, portanto a Pokébola possui o valor base de porcentagem de captura. Suas chances são a seguinte:
Pokémons de Nível 1~30 = 50% de Chance
Pokémons de Nível 31 ~60 = 25% de Chance
Pokémons de Nível 61 ~ 90 = 15% de Chance
Pokémons de Nível 91 ~ 100 = 5% de Chance
Super Pokébola: Um pouco melhor que a Pokébola, suas chances são a seguinte:
Pokémons de Nível 1~30 = 65% de Chance
Pokémons de Nível 31 ~60 = 45% de Chance
Pokémons de Nível 61 ~ 90 = 17% de Chance
Pokémons de Nível 91 ~ 100 = 7% de Chance
Ultra Pokébola: Um pouco melhor que a Super Pokébola, suas chances são a seguinte:
Pokémons de Nível 1~30 = 85% de Chance
Pokémons de Nível 31 ~60 = 65% de Chance
Pokémons de Nível 61 ~ 90 = 45% de Chance
Pokémons de Nível 91 ~ 100 = 40% de Chance
Pokébola Veloz: As chances dobram em relação a uma Pokébola normal quando o Pokémon tem a velocidade base maior ou igual a 100. Em outros casos funciona como uma Pokébola comum.
Pokébola Isca: As chances dobram em relação a uma Pokébola normal quando o Pokémon foi pescado pelo treinador que utilizará esta bola. Em outros casos funciona como uma Pokébola comum.
Pokébola Peso: As chances aumentam dependendo do peso do Pokémon que está se tentando capturar. Neste caso considera-se o valor de uma Pokébola comum, somado aos valores abaixo como porcentagem de chance de captura bem sucedida.
-20% se o pokémon pesa até 204,8 kg
+20% se pesa de 204,8 à 307,2 kg
+30% se pesa de 307,2 à 409,6 kg
+40% se pesa mais de 409,6 kg
Pokébola Amor: As chances dobram em relação a uma Pokébola normal quando o Pokémon adversário tem o sexo oposto ao Pokémon que você utilizou na batalha. Em outros casos funciona como uma Pokébola comum.
Pokébola Lua: As chances dobram em relação a uma Pokébola normal quando o Pokémon adversário evolui utilizando a pedra da lua. Em outros casos funciona como uma Pokébola comum.
Pokébola Nível: As chances aumentam em relação a uma Pokébola normal quando o Pokémon adversário tem um nível inferior ao do seu Pokémon. Em outros casos funciona como uma Pokébola comum.
Se o seu Pokémon for apenas de nível maior que o adversário: +10%
Se o seu Pokémon tem o dobro do Nível do adversário: +20%
Se o seu Pokémon tem o triplo do Nível do adversário: +30%
Se o seu Pokémon tem o quádruplo do Nível do Adversário: +40%
Pokébola Amiga: Mesmas chances de uma Pokébola comum, porém, ao capturar um Pokémon acrescenta a este +20% de Felicidade.
Pokébola Rede: As chances dobram em relação a uma Pokébola normal quando o Pokémon adversário é do tipo água ou inseto. Em outros casos funciona como uma Pokébola comum.
Pokébola Tempo: As chances aumentam em 2% por turno até um máximo de 15 turnos em relação a uma Pokébola normal.
Pokébola Repetição: As chances dobram em relação a uma Pokébola normal quando você já capturou em outra ocasião o mesmo pokémon que está tentando capturar agora. Em outros casos funciona como uma Pokébola comum.
Pokébola Ninho: As chances aumentam em relação a uma Pokébola normal quando o Pokémon adversário possui um nível baixo. Nesta pokébola não se considera o bônus de nível. Em outros casos funciona como uma Pokébola comum.
Nível 1 a 19: 60% de Chance
Nível 20 a 39: 50% de Chance
Nível 30 ~60 = 25% de Chance
Nível 61 ~ 90 = 15% de Chance
Nível 91 ~ 100 = 5% de Chance
Pokébola Luxo: Mesmas chances de uma Pokébola Comum
Pokébola Prêmio: Mesmas chances de uma Pokébola Comum
Pokébola Submersa: As chances dobram em relação a uma Pokébola comum quando utilizadas para capturar pokémons submersos durante um mergulho.
Pokébola Cura: Mesmas chances de uma Pokébola Comum, mas quando um Pokémon é capturado por ela ele instantaneamente recupera todo o HP.
Pokébola Crepúsculo: As chances dobram em relação a uma Pokébola normal quando em áreas escuras (cavernas). Em outros casos funciona como uma Pokébola comum.
Pokébola Rápida: As chances aumentam em relação a uma Pokébola normal quando a batalha é mais rápida.
Se a batalha durar 1 turno = +5%
Se a batalha durar 2 turnos = +4%
Se a batalha durar 3 turnos = +3%
Se a batalha durar 4 turnos = +2%
Se a batalha durar 5 turnos = +1%
Após o 5º turno = -1% por turno extra
Pokébola Preciosa: Mesmas chances de uma Pokébola comum.
Pokébola Safari: Mesmas chances de uma Super Pokébola. Nesta Pokébola não se atribui nenhum bônus a não ser o próprio valor da bola.
Pokébola Parque e Parque II: Mesmas chances de uma Super Pokébola. Nesta Pokébola não se atribui nenhum bônus a não ser o próprio valor da bola.
Pokébola Esporte: Mesmas chances de uma Super Pokébola. Nesta Pokébola não se atribui nenhum bônus a não ser o próprio valor da bola.
Pokébola Rocket: Mesmas chances de uma Pokébola Comum.
~ Chances de Fuga do Pokémon Selvagem ~
Sempre que batalhar com um Pokémon selvagem, a partir do momento em que você tenta iniciar uma captura, além da rolagem de dados para ver se a captura foi um sucesso, faz-se também uma rolagem para definir se o monstrinho fugirá ou não caso consiga escapar da Pokébola. A chance padrão para o Pokémon tentar fugir é de 5% de chance, mas há alguns fatores que podem aumentar essa porcentagem, sendo estes: Estado de Saúde do Pokémon, Nível do Pokémon, Efeitos no Pokémon e Raridade do Pokémon. Veja os cálculos a seguir:
Estado de Saúde do PokémonQuanto mais HP o Pokémon possuir, mais chances ele terá de conseguir escapar:
1%~5% = +0% de Chance
6%~10% = +1% de Chance
11%~79% = +3% de Chance
80% ~ 100% = +4% de Chance
OBS: Valores quebrados arredonda-se para baixo, exceto em caso de um valor maior do que 0% e menor do que 1% que se considerará como 1%.Nível do PokémonO nível também interfere nas chances de captura de um pokémon, sendo que quanto mais baixo for o nível do mesmo, menores as chances dele escapar.
Level 1 ~ 30 = +1% de Chance
Level 31 ~ 60 = +2% de Chance
Level 61 ~ 100 = +3% de Chance
Efeitos no PokémonQuando um pokémon estiver afetado por efeitos negativos, se torna mais difícil para que ele consiga fugir. Veja os cálculos abaixo:
Dormindo = Não há chance de fugir
Paralisado = -2% de Chance
Congelado = -2% de Chance
Queimando = -1% de Chance
Envenenado = -1% de Chance
Raridade do PokémonQuanto mais raro um Pokémon, mais fácil é para que ele consiga fugir.
Pokémon Muito Comum = +0% de Chance
Pokémon Comum = +1% de Chance
Pokémon Normal = +2% de Chance
Pokémon Raro = +3% de Chance
Pokémon Muito Raro = +4% de Chance
Temos também as classificações especiais:
Pokémon Raríssimo = +10% de Chance
Pokémon Lendário = +20% de Chance
Os valores podem sofrer ajustes com o passar do tempo a depender de como a Staff julgar necessário.
~ Exemplo Prático ~
Um treinador batalhou contra um Pidgey Selvagem de Nível 10 e deseja capturá-lo com uma de suas Pokébolas comuns. Ele deixou o Pidgey com apenas 4 de HP e lança a sua Pokébola. Qual será a chance de capturá-lo?
Bom, utilizando os valores informados aqui neste tópico e aplicando-os ao caso acima, as chances do treinador de capturar este Pidgey são as seguintes:
-Pokébola utilizada: +50% (Pokémon dentro dos níveis 1 ao 30)
-Estado de Saúde do Pokémon: +5% (4/28 de HP, ou seja, 14% de HP restante)
-Nível do Pokémon: +7% (Dentro dos níveis 1 ao 15)
-Efeitos no Pokémon: 0% (Não há efeitos no Pidgey)
-Raridade do Pokémon: +2% (Muito Comum)
TOTAL: 50 + 5 + 7 + 2 = 64%
O treinador em questão tem 64% de chance de capturar o Pidgey nessa tentativa, ou seja, ao rolar o Rand 100, se o número sorteado for de 1 a 64, a captura é bem sucedida, caso contrário, o Pokémon quebrará a Pokébola e tentará fugir.
Vejamos a chance de fuga:
-Estado de Saúde: +3% (11 a 79% de HP restantes)
-Nível do Pokémon: +1% (Nível 1~30)
-Efeitos: 0% (Não há efeitos)
-Raridade: 0% (Muito Comum)
Total: 3+1 = 4%
Ou seja, as chances desse Pokémon fugir da batalha após a quebra da Pokébola é de apenas 4%, então, se no Rand de fuga o treinador tirar número de 1 a 4, o Pokémon escapará, do contrário, ele permanecerá na batalha e poderá tentar ser capturado novamente.
~ Capturei um Pokémon, como ele será? ~
-Ele ficará com o mesmo HP de quando foi capturado, até que seja tratado em um CP;
-Exceto casos onde um Pokémon daquele tipo SEMPRE carrega um item consigo, Pokémons capturados não começarão com itens.
-A habilidade do Pokémon será random e terá os percentuais igualmente divididos entre todas as possibilidades de habilidade, mesmo as HA.
Todas essas possibilidades de habilidade serão roladas pelo Administrador que fará a atualização de sua Ficha no momento da Captura.